Questões de Ciências

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Exemplo 1

Assunto: Terra e Universo > Universo > Planetas do Sistema Solar

Tipo de questão: Objetiva (múltipla escolha)

Grau de dificuldade: Fácil

Habilidade da BNCC: EF09CI14 - Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

Questão

Observe a imagem a seguir:

Captura de Tela 2019-09-04 às 10.03.00

Disponível em: <https://pixabay.com/en/sun-planet-solar-system-cosmos-1506019>. Acesso em: 12 dez. 2018.

A figura representa, de maneira simplificada, o Sistema Solar, composto pelo Sol e por planetas localizados a distâncias diferentes desse grande astro.
A partir da imagem e de seus conhecimentos sobre os planetas que compõem o Sistema Solar, assinale a afirmativa correta:

a) Devido às diferentes distâncias em relação ao Sol, os planetas possuem tempos diferentes de translação.
b) Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, seu tempo de translação é o maior, durando cerca de 84 anos terrestres.
c) Vênus é o quarto planeta mais próximo do Sol, porém está mais distante do Sol do que da Terra.
d) Os quatro planeas rochosos do Sistema Solar são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra A.
- Alternativa B: incorreta. Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, seu tempo de translação é o menor, durando cerca de 88 dias terrestres.
- Alternativa C: incorreta. Vênus é o segundo planeta na ordem de afastamento do Sol, estando mais próximo do Sol quando comparado à Terra.
- Alternativa D: incorreta. Os quatro planetas citados são gasosos e não rochosos.

Exemplo 2

Assunto: Vida e Evolução > Características gerais dos seres vivos > Teoria celular > Célula eucarionte > Célula vegetal

Tipo de questão: Discursiva

Grau de dificuldade: Médio

Habilidade da BNCC: EF06CI05 - Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Questão

Em uma aula de laboratório, a professora Clorotilde explicou aos seus alunos o que significava a imagem que estavam observando ao microscópio.

Captura de Tela 2019-09-04 às 11.29.05

Disponível em: <https://pixabay.com/en/bartramia-pomiformis-cells-biology-895203/>. Acesso em: 25 dez. 2018.

“Turminha, essa imagem que estamos vendo é de uma plantinha bem pequena, a Bartramis pomiformis. Agora, quero que vocês identifiquem a principal organela que podemos observar neste tipo de célula.”

A professora Clorotilde deu uma enorme ajuda aos seus alunos quando explicou a respeito do material com essas palavras. Sobre isso, responda:

a) Caso a professora Clorotilde não tivesse dito que o material era de origem vegetal, ainda assim seria possível identificá-lo como tal. Indique a característica celular que permite esta identificação.
b) Identifique a principal organela a qual a professora se refere e sua função.

Gabarito

a)
- A presença de parede celular.

b)
- Cloroplasto.
- Esta organela é responsável pela fotossíntese, que é o processo de produção de alimento da planta.

Exemplo 3

Assunto: Matéria e Energia > Matéria > Estrutura atômica

Tipo de questão: Discursiva

Grau de dificuldade: Médio

Habilidade da BNCC: EF09CI03 - Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria
(constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

Questão

Um pesquisador encontrou quatro frascos contendo substâncias químicas com rótulos relatando as seguintes características:

Captura de Tela 2019-09-04 às 17.00.21

Caso o pesquisador precise do elemento com número de massa igual a 11 para fazer um experimento, qual frasco ele deveria escolher? Justifique sua resposta apresentando o cálculo da massa atômica.

Gabarito

- Ele deveria escolher o frasco C.
- A (número de massa) = Z (nº atômico) + n (número de nêutrons)
- Número de massa de A = 4 + 5 = 9
- Número de massa de B = 6 + 6 = 12
- Número de massa de C = 5 + 6 = 11
- Número de massa D = 7 + 7 = 14
- Número de massa E = 8 + 8 = 16
- Comentário: aqui, talvez a maior confusão dos estudantes seja entre os frascos A e C. Se o aluno somar a massa dos elétrons, responderá a letra A. Caso ele saiba que os elétrons têm massa insignificante, responderá a letra C.