Bons professores são aqueles que valorizam seus alunos e lhes dão todo o crédito, certo? Sim e não. Os alunos que se esforçam muito realmente merecem ser aplaudidos, mas os professores, que planejam as aulas regularmente, pesquisam e usam as melhores estratégias de aprendizagem e acompanham os estudantes de forma consistente, são a verdadeira essência da educação.
Não é novidade, mas infelizmente a profissão docente não é enaltecida como deveria na mídia, nas redes sociais e na sociedade como um todo. Pode parecer que não há nada que possamos fazer para mudar esse cenário, mas existe uma maneira: a autopromoção. Os professores precisam começar a falar mais especificamente sobre o que fazem para que o aprendizado aconteça e sobre suas conquistas junto aos alunos. Veja abaixo algumas dicas de como se gabar por ser professor sem soar arrogante.
Fale sobre pontos relevantes da profissão
Contar aos outros sobre suas realizações em sala de aula pode ser muito revelador para eles. Pense na sua motivação para falar sobre o que você faz como professor. Você apenas conta as coisas engraçadas que os alunos fazem todos os dias? Ou você está compartilhando algo sobre ensinar que as pessoas ao seu redor talvez não saibam?
Compartilhe sua paixão por ensinar
Muitas vezes os professores são negativos sobre a educação, porque não são poucos os obstáculos em sua vida profissional. Mas a questão é que todo mundo prefere ouvir alguém mais positivo e que é apaixonado pelo que faz. Qual é a sua parte favorita da vida de professor? Compartilhe isso! Pense em algo específico que fez sucesso em sua sala de aula. Conforme você fala sobre o assunto, naturalmente vai querer ir mais a fundo sobre o quão incrível acredita que aquilo é. E suas realizações como educador se revelam quase sem que você perceba. Isso permite que outras pessoas aprendam mais sobre o que você ama, bem como o que você já conquistou, sem a sensação de que você está se gabando excessivamente.
Faça perguntas como um professor
Pessoas que são ótimas em “se vender” geralmente ouvem mais do que falam, fazendo perguntas inteligentes que ajudam os outros a se aprofundar no que elas acreditam, pensam ou sabem. Bons professores têm uma capacidade inata de fazer isso, porque é o que normalmente aplicam na sala de aula. Assim, para aumentar o entendimento dos outros sobre a sua profissão, faça perguntas e acrescente sua perspectiva à medida que escuta as respostas. Pode parecer besteira, mas funciona muito!
Seja breve sobre suas realizações
Quando chegar a hora de falar sobre algo específico que você fez, seja breve e mostre sua criatividade. Por exemplo, você pode dizer algo como: “Este ano tive um aluno com muita dificuldade para se lembrar de fatos básicos. Para ajudá-lo, criei um resumo ilustrado que ele poderia usar como referência durante o dia sem se sentir envergonhado. Ele começou a se lembrar dos fatos porque, no fim das contas, ter vergonha estava impedindo seu cérebro de aprender.”
Pense estrategicamente sobre as informações que você compartilha
Se você está em uma conversa com pessoas que estejam criticando a educação e o papel dos professores, é natural querer discutir com elas ou ainda buscar se afastar da conversa. Mas, em vez disso, pergunte-se: “Que conquista minha em sala de aula posso contar para que elas entendam mais sobre a importância dos professores?” Foque seus argumentos em torno desse tema específico, mostrando o impacto de suas ações.
Não se deprecie
A modéstia excessiva costuma ser autodepreciativa. A educação e os professores já são normalmente diminuídos, então, quando falar da sua profissão, adote um tom realista que demonstre gratidão pelo seu sucesso. É normal ter orgulho de suas conquistas, mas é bom deixar claro que você não as conseguiu à toa. Por quê? Porque não é a sorte ou apenas os bons alunos que são a causa dos seus triunfos, e sim o trabalho que você coloca em prática todos os dias no ensino.
Saber como se gabar por ser um ótimo professor é encontrar o equilíbrio entre elevar a profissão e mostrar suas contribuições. É fundamental que os professores sejam menos humildes e mais positivamente honestos sobre o seu trabalho, porque esse é o primeiro passo para que a sociedade comece a dar o devido valor a eles.
Se você gostou do nosso post, compartilhe-o com outros professores! 🙂 Ah, e você também pode conferir o nosso post sobre a transformação digital dos professores durante a pandemia do COVID-19.
Adaptado de https://www.weareteachers.com/brag-about-teaching/.