O Blog do Lecionas já apresentou os porquês e como os professores precisam cuidar da própria voz. Também já lembrou aos nossos mestres sobre a importância de estar corretamente calçado para suportar as longas jornadas de aulas. E, como todo o corpo é posto à prova, a preparação para uma boa aula envolve uma atenção geral ao estilo de vida. Para fechar essa trilogia de cuidados cotidianos que colaboram para que o magistério não seja, literalmente, muito dolorido, listamos mais 5 dicas rápidas de cuidado corporal do fisiatra Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em dor e acupuntura do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Confira!
1. Cuide da sua postura
Assim como qualquer hábito, cuidar bem da postura pode ser uma tarefa difícil nas primeiras semanas, mas você vai se acostumar a manter as posições certas com o passar do tempo.
É muito importante prestar atenção na distribuição de peso e no alinhamento do corpo quando estiver em pé. Já quando estiver sentado, a lombar deve estar apoiada no assento, com ângulos de 90º nas articulações do quadril e do joelho, além de ter apoio de braço e suporte adequado, se estiver no computador. Já os pés devem ficar apoiados no chão ou em um suporte, para não tensionar a lombar.
Observe a sua postura também quando estiver em trânsito, dirigindo ou em ônibus e metrô, por exemplo. Uma dica é procurar um profissional de Reeducação Postural Global
2. Mantenha o seu peso adequado
Outra recomendação é manter o peso adequado para a sua altura a fim de não gerar dores na coluna, nos joelhos e nos pés. Para isso, a prática regular de atividade física é fundamental, assim como uma alimentação equilibrada.
O ideal é combinar atividades aeróbicas com aquelas que fortaleçam a musculatura do dorso para prevenir o desgaste prematuro. Bons exemplos de atividades são caminhadas, yoga, pilates e musculação, que possuem um efeito comprovado no alívio da dor e no fortalecimento da região posterior do corpo.
3. Faça alongamentos
Os alongamentos servem para aliviar dores nas costas, aumentar a elasticidade e melhorar a postura. Devem ser realizados todos os dias. Para a prevenção de dores na coluna é importante alongamentos que incluam a cadeia muscular posterior, ou seja, a parte posterior das pernas, glúteos, coluna lombar e cervical.
Alguns exercícios comuns incluem o alongamento do gato e do camelo (vindas da yoga), para soltar os músculos da região lombar. A posição da serpente também é importante para soltar toda a região posterior.
Após um dia de trabalho, a dica é colocar gelo nos pés, se eles estiverem mais sensíveis e doloridos. E uma bolsa de água quente para relaxar músculos tensos.
4. Observe seu colchão e travesseiros
Mais uma dica de ouro é observar o seu colchão e travesseiros para ter boas noites de sono. Já que um professor pode ficar horas em pé, é importante cuidar da coluna enquanto dorme. Pessoas com excesso de peso, por exemplo, precisam de colchões que respeitem a curvatura do seu corpo, sem ser macio demais.
Verifique se o seu colchão não está com nenhum afundamento ou mola solta. Especialistas indicam a troca do colchão a cada dez anos. No caso dos travesseiros, verifique se o material dentro deles ainda está intacto.
Já a postura ideal para dormir é de lado, com a cabeça e o pescoço totalmente apoiados no travesseiro e alinhados com o corpo. Ombro e pernas devem estar bem retos, por isso os especialistas recomendam que se use um segundo travesseiro como suporte.
5. Cuidado com o peso nas suas costas
Professores sempre andam com mil coisas dentro da bolsa ou da mochila, não é mesmo? Mas aqui vai um alerta: o excesso de carga nas costas tem sido um fator desencadeante de dores e problemas na coluna em todas as faixas etárias.
Portanto, atenção para a quantidade de itens que você leva para o trabalho diariamente e também para como você costuma carregá-los. Procure deixar o máximo de coisas que utiliza no seu dia-a-dia em algum armário da escola ou na sala dos professores.
Gostou das matérias sobre os cuidados com a saúde dos professores? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e marcar os colegas de trabalho! Possui alguma sugestão de algum tema que gostaria de saber mais ou tem dúvidas? Envie para a gente nos comentários.