Questões de Língua Portuguesa

Questões de Leitura e Produção de Texto

Exemplo 1

Texto I

Quando eu era pequena, ganhei de minha avó um lindo caderninho com capa colorida e que vinha acompanhado de uma caneta com o meu nome gravado. Vovó dizia que, quando a menina fica uma mocinha, já pode começar a contar os seus segredos com as palavras.

Texto II

Cara, hoje o dia está osso! Sabe, mamãe me disse que não poderia ir à festa do pijama da Júlia amanhã. Que saco! Por que as mães têm que ser assim? Todas as meninas da sala vão, mas minha mãe vive me dizendo que eu não sou todo mundo! Hoje eu tô na maior bad, galera! Vou encerrar o vídeo por aqui! Beijos!!!

Após a leitura dos textos I e II marque a alternativa correta:

a) Os dois textos são um exemplo de diário onde as narradoras contam a respeito de seus dias para as pessoas.
b) O texto I faz referência a um diário e o texto II é um exemplo de vlog, no qual a narradora conta a respeito de seus dias.
c) O texto I é um diário no qual a narradora está contando sobre o seu dia e o texto II é um exemplo de vlog.
d) Os dois textos são um exemplo de vlog nos quais as narradoras contam a respeito dos seus dias.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra B.
- Alternativa A incorreta. O texto I é uma narrativa que faz referência a um diário que a narradora ganhou. Embora no texto II a narradora conte a respeito de seu dia, ela utiliza um meio eletrônico de divulgação, o que se caracteriza como um vlog.
- Alternativa C incorreta. Embora o texto II seja um exemplo de vlog, o texto I não é um exemplo de diário. Há nele apenas uma referência ao diário que a narradora ganhou.
- Alternativa D incorreta. O texto I não é um vlog. Ele é apenas uma narração.

Exemplo 2

Armandinho

BECK, Alexandre. Disponível em: <https://tirasarmandinho.tumblr.com/search/p%C3%B4r-do-sol>. Acesso em: 23 dez. 2018.

Na Língua Portuguesa, as palavras ganham diferentes significados de acordo com os contextos em que estão inseridas. Algumas vezes, esse pluralismo acaba proporcionando diferentes interpretações. Explique como esse processo ocorre na tirinha.

Gabarito

Na tirinha, a palavra “vendo” acaba ganhando dois significados: a do verbo ver e a do verbo vender. Para o menino, significa ver o pôr do sol, enquanto o adulto entende que o menino está vendendo o pôr do sol.

Questões de Oralidade

Exemplo 1

Os avanços tecnológicos apresentam muitas vantagens e desvantagens. Imagine que a sua turma fosse dividida em dois grupos para que cada um deles defendesse um lado da discussão sobre benefícios e malefícios da tecnologia. Agora, responda:

a) Em qual grupo você gostaria de ficar? Por quê?
b) Qual pergunta você faria se fosse mediador(a) do debate?

Gabarito

a)
- O aluno deve indicar se gostaria de defender os benefícios ou os malefícios dos avanços tecnológicos em um debate e justificar sua resposta com base em sua visão particular sobre o tema.

b)
- Em seguida, deve desenvolver uma pergunta norteadora supondo que fosse o mediador do debate.
- Sugestões de perguntas que o aluno poderia indicar:
* O problema está na oferta de recursos tecnológicos ou no mau uso que fazemos deles? Por quê?
* Os avanços tecnológicos trouxeram mais benefícios ou malefícios para a saúde das pessoas? Por quê?
* A vida em sociedade ficou mais fácil ou mais difícil com os avanços tecnológicos? Por quê?

Exemplo 2

Entrevistamos a IZA e o que ela disse vai empoderar você!

"Espero ver outras mulheres e homens negros chegarem onde estou", afirma.

A construção social exclui meninas negras. Pera, a gente explica: demorou pra ter protagonistas de novelas negras, as bonecas eram todas loiras, capas de revista eram só de meninas com cabelo liso e por aí vai.

“Quando eu era mais nova, achava que tinha algum problema comigo. Demorei a entender que, muitas vezes, eu fui vítima de implicâncias por causa da minha cor”. Isabela Cristina foi atacada por ser quem era: uma menina negra. Ela não se via no que comprava, na tevê ou lugares que frequentava. Por muito tempo, acreditou que não poderia ocupar esses lugares. Hoje, Isabela transformou-se na cantora IZA. Finalmente, ocupa os locais que sempre quis e afirma: “espero ver outras mulheres e homens negros chegarem onde estou”.

Nas batalhas fora dos holofotes, meninas se inspiram na força da cantora IZA para lidar com o preconceito. Confira na íntegra a entrevista com a cantora IZA sobre o assunto.

Entrevistamos a IZA e o que ela disse vai empoderar você!. Todateen, 19 nov. 2018. Disponível em: <https://todateen.com.br/entrevistamos-a-cantora-iza>. Acesso em: 22 dez. de 2018.

O texto que você acabou de ler é a introdução de uma entrevista concedida pela cantora Iza a uma revista destinada ao público adolescente. Sabendo que a linguagem utilizada nas entrevistas deve ser adequada ao seu público-alvo, transcreva do primeiro parágrafo um trecho em que a linguagem utilizada é claramente informal e jovem.

Gabarito

- O aluno pode destacar um dos seguintes trechos:
* “Pera, a gente explica”
* “demorou pra ter protagonistas de novelas negras”
* “e por aí vai”

Questões de Análise Linguística/Semiótica

Exemplo 1

Assinale a alternativa correta em relação à classificação do sujeito do verbo odiar no meme a seguir:

Kéfera

Disponível em: <http://geradormemes.com/meme/i67ky0>. Acesso em: 23 dez. 2018.

a) Sujeito composto, pois há dois núcleos (meu/vizinho) que são importantes para o entendimento do texto.
b) Sujeito desinencial (ele), pois é possível identificá-lo de acordo com a desinência verbal.
c) Sujeito indeterminado, pois não é possível identificar quem é o vizinho.
d) Sujeito Simples, pois há um núcleo significativo (vizinho) que contém a informação principal do sujeito.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra D.
- Alternativa A incorreta. Para haver um sujeito sujeito composto, é necessário que existam pelo menos dois núcleos significativos que devem ser um substantivo, um pronome substantivo ou palavra substantivada. No meme, essa classificação não se aplica, pois o sujeito é formado por um núcleo (vizinho) e um pronome adjetivo que funciona como termo acessório (adjunto adnominal).
- Alternativa B incorreta. O sujeito desinencial não vem expresso na frase. Ele só é reconhecido a partir da desinência verbal. No meme, o sujeito está expresso (Meu vizinho).
- Alternativa C incorreta. Embora não se saiba quem é o vizinho, sintaticamente há um sujeito expresso na frase, descaracterizando um possível sujeito indeterminado.

Exemplo 2

Sobransheila

Disponível em: <http://www.diarioonline.com.br/tedoide/curiosidades/noticia-446284-15-exemplos-de-que-a-criatividade-rende-otimas-propagandas.html>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Na língua portuguesa, a variedade lexical é resultado de inúmeros processos de formação de palavras. Embora a palavra criada na placa aproveite-se muito mais da sonoridade do que do processo real de criação, pode-se aplicar um processo de formação de palavras a ela. Identifique-o e justifique sua resposta.

Gabarito

- A palavra pode ser entendida como um processo de composição por aglutinação.
- Na composição por aglutinação, há a junção de dois radicais ocorrendo uma perda fonética.
- A palavra seria formada por “Sobrancelha” + “Sheila”.
- Comentário: Cabe lembrar que a ideia não é trabalhar a criação da nova palavra, o que configura um neologismo, mas a sua formação estrutural.