Questões de História

Questões de Introdução à História

Exemplo 1

Leia a notícia de jornal e responda:

Fogo destrói Museu Nacional, mais antigo centro de ciência do país

Inaugurado em 1818, o museu completou 200 anos em junho em meio a uma situação de abandono

Museu Nacional

RIO - Um incêndio de grandes proporções destruiu o acervo do Museu Nacional, na zona norte do Rio, na noite deste domingo, 2. Especializado em história natural e mais antigo centro de ciência do País, o Museu Nacional completou 200 anos em junho em meio a uma situação de abandono. Não houve feridos.

Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,incendio-atinge-museu-nacional-no-rio,70002484984>. Acesso em: 11 de nov. 2018.

Reflita sobre a importância da criação de medidas para a conservação dos patrimônios históricos.

Gabarito

- Os patrimônios históricos são elementos importantes para as sociedades, pois representam a identidade e a memória dos grupos sociais que as compõem.
- Desse modo, é fundamental que a sociedade e os governos estabeleçam medidas para a conservação dos patrimônios.

Exemplo 2

É preciso advertir desde já que esse sistema quadripartite — Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea — de organização da história universal é francês. Em outros países, o passado está organizado de modo diferente, em função de pontos de referência diferentes.

CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre a História e os historiadores. São Paulo: Ática, 1995. p. 93. Adaptado.

Segundo o texto, a divisão da História em períodos:

a) apresenta marcos que correspondem a eventos importantes que ocorreram na Europa.
b) corresponde às experiências vividas por todos os povos do mundo ao longo do tempo.
c) é a única maneira de estudar o passado das sociedades que desenvolveram a escrita.
d) representa a grande valorização da cultura oriental pelos historiadores europeus.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra A. A periodização que é utilizada para o estudo da História possui como base episódios que ocorreram na Europa.
- Alternativa B incorreta. Os marcos históricos dessa periodização se referem aos fatos que ocorreram na Europa e não correspondem às experiências vividas por outros povos.
- Alternativa C incorreta. Há outras formas de estudar o passado das sociedades que desenvolveram a escrita, por exemplo, através das memórias e patrimônios.
- Alternativa D incorreta. Essa periodização da História é eurocêntrica porque valoriza mais a História dos povos europeus em comparação aos demais povos.

Questões de Pré-História

Exemplo 1

Observe a imagem e responda:

tirinha

Disponível em: http://www.terradelund.com.br/tirinhas. Acesso em: 25 nov. 2018.

A tirinha se refere à importância da descoberta:

a) das ossadas humanas.
b) das cavernas antigas.
c) da arte rupestre.
d) dos vestígios materiais.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra C. A tirinha apresenta a arte rupestre, uma prática realizada pelos primeiros grupamentos humanos.
- Alternativa A incorreta. A tirinha não se refere à descoberta de ossadas humanas.
- Alternativa B incorreta. A tirinha não se refere à descoberta de cavernas antigas.
- Alternativa D incorreta. A tirinha não se refere à descoberta de vestígios materiais.

Exemplo 2

Observe a imagem e responda:

piteco

Disponível: <http://pudimdebeterraba.blogspot.com/2008/07/turma-da-mnica-continuao.html>. Acesso em: 26 fev. 2019.

Piteco, é uma personagem da Turma da Mônica, que viveu durante a pré-História. Com base na imagem, explique a importância do domínio do fogo para ele e para os primeiros grupamentos humanos.

Gabarito

- O domínio do fogo foi uma importante conquista para os primeiros seres humanos, pois possibilitou o aquecimento de alimentos e de locais mais frios.
- Dessa forma, o fogo acabou contribuindo para a sobrevivência.

Questões de História da Europa

Exemplo 1

Lenin

Legenda: Multidão de homens reunidos na Praça Dvortsovyĭ, em São Petersburgo.
Fotografia de 1917.
Disponível em: < https://www.loc.gov/resource/cph.3a26227/> Acesso em: 1 mar. 2019.

Na Rússia, no início de 1917, o agravamento da crise econômica e social e a intensificação das manifestações populares levaram à renúncia do czar Nicolau II. Em fevereiro, um governo provisório, composto por socialistas moderados e liberais assumiu o poder. Fora do governo, os bolcheviques organizaram os sovietes - comitês de trabalhadores. Poucos meses depois, em outubro de 1917, liderados por Lênin, eles tomaram o poder.

Sobre o governo Lênin (1917-1924):
a) Apresente uma medida política adotada.
b) Apresente uma medida econômica.

Gabarito

a) Política:
- Houve um intenso processo de centralização política. Os bolcheviques passaram a controlar os sovietes e a perseguir todo tipo de oposição.
- Assinou-se o acordo de Brest-Litovsk com a Alemanha, que retirou a Rússia da Primeira Guerra.

b) Econômica:
- Ocorreram expropriações de terras e sua distribuição para os camponeses.
- Estatização do comércio, empresas e bancos.
- Nacionalização e estatização de indústrias estrangeiras.

Exemplo 2

A imagem abaixo representa a campanha militar do exército napoleônico contra a Rússia.

Exército Napoleônico

Artista desconhecido, French in Moscow, 1812, década de 1820.

A Campanha na Rússia foi desastrosa para o exército de Napoleão. Marque a alternativa que melhor explica essa derrota.

a) O exército de Napoleão já estava enfraquecido quando decidiu invadir a Rússia e foi abatido antes de chegar em Moscou.
b) O exército russo era o mais bem equipado militarmente no continente europeu, o que impediu a vitória francesa.
c) A tática da terra arrasada deixou o exército francês sem suprimentos, situação que foi agravada pelo rigoroso inverno russo.
d) O apoio militar do exército inglês foi fundamental para a vitória do exército russo contra as forças de Napoleão.
e) Mesmo com muitas perdas humanas, o exército francês tomou a cidade de Moscou e se fortaleceu diante das batalhas seguintes.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra C. Antes de recuar, os russos queimavam os campos e recuavam e, sem abastecimento, muitos militares franceses morreram ou desertaram.
- Alternativa A incorreta. O exército francês invadiu a Rússia sem enfrentar nenhuma resistência e conseguiu tomar Moscou.
- Alternativa B incorreta. O exército russo não tinha capacidade militar de enfrentar a França, tanto que o czar Alexandre I utilizou a técnica do recuo.
- Alternativa D incorreta. A derrota do exército francês não se explica pela vitória militar russa pelo embate direto, com apoio inglês.
- Alternativa E incorreta. A partir da Campanha militar na Rússia, o exército francês enfraqueceu, reduzido a pouco mais de 100 mil homens.

Questões de História das Américas

Exemplo 1

Crash de 1929

A Grande Depressão de 1929. Na tabela, encontra-se o índice de preços das ações na Bolsa de Nova Iorque entre 1926 e 1938.
Disponível em: <https://www.thebalance.com/the-great-depression-of-1929-3306033> Acesso em: 01 mar. 2019.

A imagem acima mostra a evolução do preço das ações da Bolsa de Nova Iorque entre os anos de 1926 e 1938. Em outubro de 1929, os valores das ações despencaram. No dia 29, a chamada “terça-feira negra”, a Bolsa de Nova Iorque quebrou. A partir daí, os Estados Unidos e o mundo entravam na pior crise econômica da história contemporânea.

Explique os motivos que provocaram a quebra da Bolsa de Nova Iorque em outubro de 1929.

Gabarito

- Durante a década de 1920, em especial a partir do ano de 1926, aconteceu uma grande especulação no mercado de ações norte-americano.
- A especulação, impulsionada pela sensação de euforia e bem-estar com a prosperidade econômica do pós-Primeira Guerra, elevou bastante o preço das ações das empresas.
- Quando os investidores desconfiaram do valor das ações e tentaram vender, a euforia deu lugar ao pânico, o que resultou na queda vertiginosa do preço das ações e na quebra (crash) da Bolsa de Nova Iorque.
- Pode-se destacar fatores de cunho estrutural da economia dos Estados Unidos, como por exemplo:
* A superprodução agrícola que derrubou o preço dos alimentos, levando muitos fazendeiros a não conseguirem pagar suas dívidas com os bancos.
* A superprodução industrial, resultado do aumento da produção que não foi acompanhado por uma elevação na mesma intensidade do consumo. Para isso, contribuíram: a concentração de renda da sociedade americana e a recuperação econômica europeia.

Exemplo 2

EUA

Na bandeira dos EUA, as estrelas representam os 50 estados que existem na nação, e as partes vermelha e branca fazem referência a um conjunto de importantes regiões que promoveriam a futura independência do país. Qual seria a referência?

Gabarito

- A referência às trezes colônias iniciais da América inglesa.

Questões de História do Brasil

Exemplo 1

Observe a tabela abaixo referente ao desembarque de africanos no Brasil. A primeira coluna refere-se ao intervalo de tempo.

tabela

A que se deve os números em vermelho em comparação aos anteriores da tabela?

Gabarito

- A última linha da tabela refere-se a uma queda significativa do número de africanos no Brasil no intervalo de tempo entre 1851 e 1855.
- Essa queda deveu-se à lei Eusébio de Queirós, de 1850, que proibiu o tráfico de escravos no Brasil.

Exemplo 2

Os primeiros anos do governo republicano foram turbulentos. Sob a presidência de Marechal Deodoro da Fonseca, o país passou por crises política e econômica. Assinale a afirmativa correta sobre esse período.

Marechal Deodoro

Crise no governo de Marechal Deodoro. Na imagem, encontra-se escrito: “O governo da Republica, tranquilo, vai apagando o fogo traiçoeiro das explorações dos inimigos da Pátria”. Charge de Angelo Agostini, de 1890.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 253.

a) A proclamação da República foi resultado de um movimento de grupos diversos: as elites políticas regionais, federalistas e positivistas, os militares e os cafeicultores. A nomeação de Deodoro para a presidência mostrou a força do setor militar.
b) A presidência do Marechal Deodoro caracterizou-se por uma relação harmônica com o Congresso Nacional, em respeito a regra do equilíbrio entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, estabelecido na constituição.
c) O início do governo republicano representou a vitória dos setores democráticos, que combateram a monarquia em defesa de um regime político plural e aberto às camadas populares.
d) O Encilhamento foi uma crise econômica, que derrubou o preço das ações na Bolsa de Valores e provocou a falência de inúmeros bancos e empresas, o que dificultou o aparecimento de indústrias nacionais até o final da Primeira República.
e) O primeiro governo republicano ficou marcado pela grave crise política, quando o presidente, apesar do apoio das Forças Armadas, enfrentou forte resistência da parte das elites econômicas e da imprensa, o que levou Deodora a renunciar.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra A.
- Alternativa B incorreta. Deodoro entrou em choque com o Congresso Nacional, o que o levou a tentar reforçar os poderes do Executivo e enfraquecer o Legislativo, uma postura vai levou os críticos de seu governo a o acusarem de autoritário.
- Alternativa C incorreta. A queda da monarquia e a proclamação da República não foram resultados da vitória de setores democráticos, mas fruto da junção de forças das principais elites políticas e econômicas do período, como os produtores de café e os militares.
- Alternativa D incorreta. Apesar de a crise do Encilhamento ter sido resultado do fracasso da política de industrialização do governo de Deodoro e de seu ministro Ruy Barbosa, seus efeitos foram sentidos nos primeiros anos da década de 1890. Não podemos, portanto, afirmar que dificultou o aparecimento de indústrias nacionais no período entre 1889-1930. Vale destacar ainda o surgimento de inúmeras indústrias durante os anos da Primeira Grande Guerra (1914-1918).
- Alternativa E incorreta. Deodoro, alçado ao poder pelos militares, enfrentou forte resistência, ao longo do seu governo, por parte dos civis, mas também das Forças Armadas, como são exemplos a Revolta da Armada (RJ- 1893/1894) e a Revolução Federalista (RS - 1983/1895).

Questões de História da África

Exemplo 1

Observe a imagem e responda:

Disponível em: <https://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-escrita-eg%C3%ADpcia-antiga-image19600533>. Acesso em: 17 dez. 2018.

Sobre a escrita egípcia marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A sociedade egípcia era extremamente avançada, pois a maioria da população sabia ler e escrever.
( ) Um tipo de escrita, criada pelos egípcios, foi a hieroglífica, composta por desenhos e sinais que representam ideias.
( ) Os hieróglifos serviram como base para a criação de outros tipos de escritas, utilizadas até os dias atuais.
( ) A descoberta da Pedra de Roseta foi fundamental para decifração de parte dos hieróglifos, no século XIX.

Gabarito

- F - V - F - V
- F: A sociedade egípcia era extremamente avançada, pois a maioria da população sabia ler e escrever.
- V: Um tipo de escrita, criada pelos egípcios, foi a hieroglífica, composta por desenhos e sinais que representam ideias.
- F: Os hieróglifos serviram como base para a criação de outros tipos de escritas, utilizadas até os dias atuais.
- V: A descoberta da Pedra de Roseta foi fundamental para decifração de parte dos hieróglifos, no século XIX.

Exemplo 2

Em nome do Povo angolano, o Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), proclama solenemente perante a África e o Mundo a Independência de Angola. (...) O longo caminho percorrido representa a história heróica de um Povo que sob a orientação unitária e correcta da sua vanguarda, contando unicamente com as próprias forças, decidiu combater pelo direito de ser livre e independente. Apesar da brutalidade da opressão e do terror imposto pelo colonialismo para asfixiar a nossa luta, o Povo angolano, guiado pela sua vanguarda revolucionária, afirmou de uma maneira irrefutável a sua personalidade africana e revolucionária. Tendo como princípio a unidade de todas as camadas sociais angolanas em torno da linha política e da formulação clara dos seus objectivos, definido correctamente os aliados, amigos e inimigos, o Povo angolano, sob a direcção do MPLA, venceu finalmente o regime colonial português.

Discurso do presidente Agostinho Neto na proclamação da independência de Angola

a) Qual é o tema do discurso acima?
b) Identifique uma causa para o acontecimento abordado no texto.

Gabarito

a)
- A independência de Angola

b)
- Crise econômica de Portugal
- Revolução dos Cravos
- Fortalecimento dos movimentos de libertação angolanos

Questões de História da Ásia

Exemplo 1

Gandhi

Mahatma Gandhi na Marcha do Sal.
Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7c/Marche_sel.jpg/1024px-Marche_sel.jpg>. Acesso em: 25 ago. 2019.

Esta fotografia retrata um dos principais acontecimentos da luta liderada por Mahatma Gandhi. No dia 12 de março de 1930, começava a marcha que mudou a história da Índia. A partir dos seus conhecimentos, responda:

a) Qual era o objetivo da marcha?
b) Qual foi o resultado da luta liderada por Gandhi?

Gabarito

a)
- De forma geral, o objetivo era derrotar o colonialismo britânico, conseguindo a independência da Índia.
- De forma mais específica, a marcha do sal foi feita para protestar contra a lei que proibia os indianos de produzir sal.

b)
- O resultado após a marcha foi:
* Prisão de milhares de indianos
* Fortalecimento do movimento contra o domínio britânico na Índia
* Suspensão da lei que proibia os indianos de produzirem sal

- O resultado final da luta foi:
* Independência da Índia.
* A divisão do domínio britânico em dois países: Índia e Paquistão.

Exemplo 2

Observe a imagem e responda:

Portal de Ishtar, reconstruído em Berlim. Disponível em: <https://www.infoescola.com/civilizacao-da-babilonia/portal-de-ishtar/>. Acesso em: 9 de dez.de 2018.

O Portal de Ishtar foi construído no reinado de Nabucodonosor II, por volta de 575 a. C., e se tornou a principal entrada da cidade da Babilônia. Partes do portal foram achadas pelo arqueólogo, Robert Koldewey, no início do século XX e levadas para Berlim, capital da Alemanha. Nos anos de 1930, o Portal foi construído e está no Museu Pergamon, na Alemanha.

Explique a importância da Arqueologia para o estudo das sociedades da Antiguidade.

Gabarito

- A Arqueologia é a ciência que estuda os povos que viveram no passado através dos vestígios materiais encontrados no trabalho de campo realizado pelos arqueólogos.
- Graças ao trabalho dos arqueólogos, podemos obter vestígios e informações sobre o modo de vida de grupos e sociedades que viveram há milhares de anos.

Questões de Mundo do Islã

Exemplo 1

Observe a imagem que corresponde à Meca na atualidade, local sagrado para os muçulmanos, e responda:

Meca

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Holy_Mosque_in_Mecca.jpg>. Acesso em 04 fev. 2019.

Por que a Meca era um importante centro religioso para os povos árabes mesmo antes do surgimento do Islamismo?

Gabarito

- Porque em Meca havia a Caaba, espécie de templo que abrigava imagens das várias divindades cultuadas pelos povos árabes. Além disso, havia a Pedra Negra que, de acordo com a crença, tinha caído do céu.

Exemplo 2

Leia o trecho da notícia de jornal e responda:

O papa Francisco chegou neste domingo (3) aos Emirados Árabes Unidos, na primeira visita da história de um pontífice à península Arábica, local de nascimento do islã.

AFP e REUTERS. Papa Francisco chega aos Emirados Árabes Unidos para visita histórica. Folha de São Paulo, 03 fev. 2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/02/papa-francisco-chega-aos-emirados-arabes-unidos-para-visita-historica.shtml>. Acesso em: 04 fev. 2019.

A visita do papa Francisco aos Emirados Árabes representa a tentativa de:

a) acabar com a histórica intolerância entre os cristãos e muçulmanos.
b) amenizar os conflitos entre os árabes e judeus pelo controle de Jerusalém.
c) garantir a expansão do cristianismo para os povos do Oriente Médio.
d) promover maior integração entre os povos do Ocidente e Oriente.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra A. A visita do papa Francisco aos Emirados Árabes representa uma tentativa de aproximação entre o cristianismo e o islamismo devido aos séculos de intensas disputas entre essas religiões.
- Alternativa B: incorreta. O encontro não teve por objetivo buscar uma solução para a diminuição das hostilidades entre os árabes e judeus.
- Alternativa C: incorreta. O encontro não teve por objetivo a expansão do cristianismo para o Oriente Médio através da conversão dos povos dessa região.
- Alternativa D: incorreta. O objetivo principal do encontro foi buscar meios para acabar com a histórica intolerância religiosa entre os cristãos e muçulmanos.