Questões de Geografia

Questões de Geografia Física

Exemplo 1

correntes marítimas

Disponível em: http://www.historiaegeografia.com/wp-content/uploads/2015/04/Climas-e-Correntes-Maritimas.jpg. Acesso em: 8 fev. 2019.

A atuação de correntes marítimas quentes é marcante em nosso território. Os efeitos da atuação dessas correntes em nosso território são:

a) faixa litorânea com climas de maior umidade e menores amplitudes térmicas.
b) a região amazônica apresentando clima mais seco e maiores amplitudes térmicas.
c) faixa litorânea apresentando climas com alta amplitude térmica e alta pluviosidade.
d) região Centro-Oeste com climas de baixas temperaturas e baixa pluviosidade.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra A. As correntes quentes aumentam a evaporação das águas, aumentando a umidade e reduzindo a amplitude térmica.
- Alternativa B incorreta. As correntes marítimas não têm influência direta no clima da Amazônia, além disso o clima da região é úmido com baixa amplitude térmica.
- Alternativa C incorreta. Por conta da elevada umidade a faixa litorânea não apresenta alta amplitude térmica.
- Alternativa D incorreta. As correntes marítimas não possuem influência direta nos climas do Centro-Oeste, além disso o clima da região conta com altas temperaturas.

Exemplo 2

Os recursos naturais são os elementos naturais explorados para diversos fins. São rios, rochas, energia solar, seres vivos, entre outros. Observe na imagem a exploração de areia.

recursos naturais

Disponível em: <https://cdn.pixabay.com/photo/2016/02/01/21/15/excavators-1174428_960_720.jpg>. Acesso em: 30 jan. 2019.

Apresente um exemplo de elemento natural transformado em recurso natural.

Gabarito

- Quando as rochas dos morros podem ser utilizadas como piso.
- Quando a radiação solar é explorada para geração de energia.
- Quando um rio pode ser utilizado para navegação ou geração de energia hidrelétrica.

Questões de Geografia Humana

Exemplo 1

Aiatolá Ali Khamenei, o Líder Supremo e chefe de Estado "de facto" do Irã, em foto de 2013

Aiatolá

Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/zeitgeist-a-estrutura-de-poder-no-ir%C3%A3/a-38888548>. Acesso em: 22 jan. 2019.

A Revolução Islâmica do Irã, de 1979, ainda é um dos assuntos que mais suscitam debates em relação ao Oriente Médio. Acerca dessa questão, cite um aspecto da política interna iraniana para que diversas potências mundiais, como os Estados Unidos, coloquem o país como uma “democracia de fachada”.

Gabarito

- A Revolução Islâmica do Irã depôs a monarquia pró-ocidente e instaurou uma teocracia islâmica.
- As eleições presidenciais e parlamentares dão ares democráticos ao Irã, mas uma complexa estrutura garante que o poder esteja nas mãos do Líder Supremo e que, na prática, o país seja uma teocracia islâmica.
- A realização de eleições no Irã sempre chama a atenção para a complexa estrutura de poder da República Islâmica, que é chamada pela sua liderança de "democracia religiosa".
- Um primeiro aspecto dessa forma peculiar de democracia é que a população pode eleger o presidente, o Parlamento e os membros da Assembleia dos Peritos; só que nem todo mundo pode concorrer a esses cargos, já que as candidaturas necessitam do aval do Conselho dos Guardiões.
- Os poderes do presidente também são bem mais limitados do que nas democracias presidencialistas ocidentais, como o Brasil e os Estados Unidos.
- No Irã, o presidente é responsável pela execução das políticas social, externa e econômica, mas não decide em questões estratégicas, como, por exemplo, o acordo nuclear com o Ocidente.
- Somente um iraniano xiita pode ocupar o cargo.

Exemplo 2

euro

Disponível em: <https://www.chappatte.com/en/>. Acesso em: 31 jan. 2019.

A partir dos elementos problematizadores da charge, a alternativa que indica uma das principais críticas compartilhadas por muitas lideranças políticas de países periféricos da União Europeia sobre a adoção do Euro seria:

a) A liberdade de gestão orçamentária e fiscal que a zona do euro ofereceu aos países-membros.
b) Os entraves econômicos que o euro gerou para as principais potências do bloco.
c) A adoção do euro não contribuiu para o desenvolvimento das menores economias do bloco.
d) A moeda única apenas beneficiou os países mais pobres do bloco.
e) O euro ser considerado o principal impulso ao desenvolvimento dos países periféricos do bloco.

Gabarito

- Alternativa correta: C. As restrições pela adoção do euro vem contribuindo para o entrave ao desenvolvimento das economias menos dinâmicas do bloco.
- Alternativa A :incorreta. A adoção do euro gera fortes restrições orçamentárias e fiscais aos países-membros.
- Alternativa B: incorreta. Especialistas apontam que a adoção da moeda única beneficiou as principais economias do bloco.
- Alternativa D: incorreta. A adoção do euro vem sendo um dos entraves ao desenvolvimento das menores economias do bloco.
- Alternativa E: incorreta. O euro não contribuiu para o desenvolvimento dos países menos prósperos da zona do euro.

Questões de Conceitos Geográficos

Exemplo 1

Observe as fotografias abaixo.

conceitos2
conceitos1

Imagens do Beco da Misericórdia, na rua Peregrino de Carvalho, na cidade de João Pessoa (PB), em dois momentos diferentes: 1931 e 2008.
Bandeira, S. É. A. de C. Imagens geofotográficas antigas e atuais como instrumento de planejamento urbano para o município de João Pessoa – PB (Monografia). Guarabira: UEPB/CH/DGH, 2007. Disponível em <https://pt.slideshare.net/samerikk/desenvolvimento-imagens-geofotogrficas-antigas-e-atuais-como-instrumento-de-planejamento-urbano-para-o-municpio-de-joo-pessoa-pb?next_slideshow=1>. Acesso em 01 jan. 2019.

Certos espaços urbanos passam por mudanças ao longo do tempo. Veja o caso do Beco da Misericórdia, na cidade de João Pessoa (PB). Compare as imagens de diferentes momentos e identifique as mudanças nesse espaço urbano.

Gabarito

- Os casarões antigos foram mantidos, apesar de algumas mudanças nas fachadas e necessitam de cuidados com a preservação.
- As árvores foram retiradas.
- E, devido à urbanização, pode-se notar as redes de fios de iluminação e placas de sinalização.

Exemplo 2

Observe o planisfério a seguir.

planisfério

Disponível em: <https://www.new-social.com/wp-content/uploads/2016/11/Imagens-do-mapa-mundo-para-imprimir-e-colorir-6.png> (Adaptado). Acesso em: 30 Mai. 2019.

- Frequentemente nos referimos ao Brasil como um "país tropical". Com o auxílio do mapa anterior, justifique o uso desta referência.

Gabarito

- O Brasil possui a maior parte do seu território entre os Trópicos de Câncer, ao Norte, e Trópico de Capricórnio, ao Sul.
- Ou seja, a maior parte do território está dentro da zona climática tropical.

Questões de Cartografia

Exemplo 1

As linhas imaginárias que cortam o planeta são, como o nome sugere, imaginárias; existem apenas nos mapas. Observe a representação a seguir.

planisfério2

Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv83756.pdf Acesso em 04 jan. 2019.

As linhas imaginárias são paralelos e meridianos que cruzam o planisfério, essenciais à cartografia especialmente a partir do século XVI. Relacione as razões históricas que justificaram a criação das linhas imaginárias ao período das Grandes Navegações.

Gabarito

- As linhas imaginárias foram criadas por cartógrafos no período das Grandes Navegações;
- O objetivo era a localização e o posicionamento nos oceanos com maior precisão;
- Formaram a base para criação do sistema de posicionamento global.

Exemplo 2

Observe a posição das jogadoras na quadra de futebol de salão (ilustração mostra as jogadores no primeiro tempo do jogo, portanto, no segundo tempo a posição será invertida).

futebol

Disponível em: <https://www.pexels.com/pt-br/foto/1374548/>. Acesso em: 03 jan. 2019.

A final do campeonato será na quadra da escola às 8:00 da manhã de sábado. A treinadora passou as últimas instruções e ensaiou uma jogada (imagem).

Para que o time faça gols, a bola deverá ser chutada para qual direção, em cada um dos tempos do jogo (considere o horário do jogo e a posição do Sol)? Na jogada ensaiada, qual é a posição (pontos colaterais) de Clara?

Gabarito

- A bola deverá ser chutada no primeiro tempo do jogo para Sul e para Norte, no segundo.
- Clara está na posição Sudeste.