Questões de Ciências

Questões de Terra e Universo

Exemplo 1

Observe a imagem a seguir:

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Disponível em: <https://pixabay.com/en/sun-planet-solar-system-cosmos-1506019>. Acesso em: 12 dez. 2018.

A figura representa, de maneira simplificada, o Sistema Solar, composto pelo Sol e por planetas localizados a distâncias diferentes desse grande astro.
A partir da imagem e de seus conhecimentos sobre os planetas que compõem o Sistema Solar, assinale a afirmativa correta:

a) Devido às diferentes distâncias em relação ao Sol, os planetas possuem tempos diferentes de translação.
b) Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, seu tempo de translação é o maior, durando cerca de 84 anos terrestres.
c) Vênus é o quarto planeta mais próximo do Sol, porém está mais distante do Sol do que da Terra.
d) Os quatro planeas rochosos do Sistema Solar são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra A.
- Alternativa B: incorreta. Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, seu tempo de translação é o menor, durando cerca de 88 dias terrestres.
- Alternativa C: incorreta. Vênus é o segundo planeta na ordem de afastamento do Sol, estando mais próximo do Sol quando comparado à Terra.
- Alternativa D: incorreta. Os quatro planetas citados são gasosos e não rochosos.

Exemplo 2

Leia o texto a seguir:

Como qualquer estrela que esteja em sua plenitude, o Sol é composto principalmente por átomos de hidrogênio. Mas é a pequena concentração de elementos mais pesados, que os astrônomos chamam de metais, que controla o seu destino.
Quanto mais metálica é uma estrela, mais opaca será, o que está relacionado ao seu tamanho, temperatura, brilho e longevidade.
A metalicidade é a base que indica quando a esfera luminosa morrerá. E também serve para calibrar as medições da metalicidade de outras estrelas.
Durante muito tempo, os cientistas atribuíram ao Sol uma proporção de metais de 1,8%. Mas, ao longo deste século, as medições da luz indicaram um índice de apenas 1,3%.
As estrelas de baixa metalicidade queimam combustível mais depressa, e por isso o Sol morreria alguns milhões de anos antes que o previsto.

Disponível em: <https://seuhistory.com/videos/do-que-e-feito-o-sol-e-quando-ele-morrera>. Acesso em: 12 dez. 2018.

A leitura anterior nos fornece uma informação importante: o Sol, sendo uma estrela, um dia irá morrer. E mais: isso pode acontecer antes do previsto.
A partir de seus conhecimentos acerca do assunto e da importância do Sol, o que aconteceria com o nosso planeta caso esse astro morresse neste instante?

Gabarito

- A vida na Terra depende da energia emitida pelo Sol. Sem essa energia, as plantas e outros seres vivos que realizam fotossíntese não seriam mais capazes de produzir seu próprio alimento e acabariam morrendo. Com isso, animais que comem plantas acabariam morrendo e o mesmo aconteceria com animais que se alimentam desses animais. Com a principal forma de alimentação interrompida, grande parte dos seres vivos iria morrer em pouco tempo.
- Se o Sol morresse neste instante, demoraríamos ainda cerca de 8 minutos para perceber, pois este é o tempo que leva para a luz solar chegar até o planeta Terra. A partir desse momento, a vida na Terra estaria prejudicada, já que muitos seres vivos, como as plantas, dependem diretamente da luz solar para produzir seu próprio alimento.

Questões de Vida e Evolução

Exemplo 1

Equipes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se deslocaram para Brumadinho (MG) imediatamente após o primeiro alerta de rompimento de barragem da mineradora Vale, obra licenciada pelo governo de Minas Gerais, e realizam desde sexta-feira (25/01) o monitoramento e a avaliação dos danos ambientais na região atingida pela catástrofe. Trinta e três servidores do Ibama e do ICMBio fazem vistorias nos pontos de interesse ambiental – matas nativas e ciliares, cursos d'água e áreas de ocorrência de fauna silvestre. Analistas avaliam medidas para reduzir os impactos dos rejeitos de mineração na vegetação e recolhem amostras de água, do solo e dos seres vivos do solo para mensurar os danos.

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Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/noticias/730-2019/1880-ibama-reforca-acoes-para-conter-danos-ambientais-em-brumadinho-mg>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Considere que todos os cursos d’água estejam contaminados. Indique uma primeira consequência deste fato para os animais silvestres e relacione-a com um impacto na reprodução das angiospermas.

Gabarito

- Os animais podem se contaminar e morrer.
- Sem os animais polinizadores, as plantas angiospermas terão mais dificuldade em ter suas flores polinizadas, gerando menos frutos e sementes.

Exemplo 2

Em uma aula de laboratório, a professora Clorotilde explicou aos seus alunos o que significava a imagem que estavam observando ao microscópio.

Captura de Tela 2019-09-04 às 11.29.05

Disponível em: <https://pixabay.com/en/bartramia-pomiformis-cells-biology-895203/>. Acesso em: 25 dez. 2018.

“Turminha, essa imagem que estamos vendo é de uma plantinha bem pequena, a Bartramis pomiformis. Agora, quero que vocês identifiquem a principal organela que podemos observar neste tipo de célula.”

A professora Clorotilde deu uma enorme ajuda aos seus alunos quando explicou a respeito do material com essas palavras. Sobre isso, responda:

a) Caso a professora Clorotilde não tivesse dito que o material era de origem vegetal, ainda assim seria possível identificá-lo como tal. Indique a característica celular que permite esta identificação.
b) Identifique a principal organela a qual a professora se refere e sua função.

Gabarito

a)
- A presença de parede celular.

b)
- Cloroplasto.
- Esta organela é responsável pela fotossíntese, que é o processo de produção de alimento da planta.

Questões de Matéria e Energia

Exemplo 1

Um pesquisador encontrou quatro frascos contendo substâncias químicas com rótulos relatando as seguintes características:

Captura de Tela 2019-09-04 às 17.00.21

Caso o pesquisador precise do elemento com número de massa igual a 11 para fazer um experimento, qual frasco ele deveria escolher? Justifique sua resposta apresentando o cálculo da massa atômica.

Gabarito

- Ele deveria escolher o frasco C.
- A (número de massa) = Z (nº atômico) + n (número de nêutrons)
- Número de massa de A = 4 + 5 = 9
- Número de massa de B = 6 + 6 = 12
- Número de massa de C = 5 + 6 = 11
- Número de massa D = 7 + 7 = 14
- Número de massa E = 8 + 8 = 16
- Comentário: aqui, talvez a maior confusão dos estudantes seja entre os frascos A e C. Se o aluno somar a massa dos elétrons, responderá a letra A. Caso ele saiba que os elétrons têm massa insignificante, responderá a letra C.

Exemplo 2

No dia 5 de novembro de 2015, uma das barragens de rejeitos da exploração de minério de ferro da Samarco, em Mariana (MG), chamada Fundão, se rompeu. (...) Com isso, ao menos 60 bilhões de litros de lama se espalharam, causando também o transbordamento da barragem de Santarém, que fica abaixo da do Fundão. (...) O "tsunami de lama" atingiu o subdistrito de Bento Rodrigues, arrastando veículos e destruindo centenas de casas; 12 horas depois, chegou ao município de Barra Longa."

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Disponível em: <http://arte.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/11/22/rastro-lama2/>. Acesso em: 27 jan. 2019.

O movimento da lama que destruiu o subdistrito de Bento Rodrigues em 2015 é resultado da transformação de:

a) energia cinética em energia potencial gravitacional.
b) energia mecânica em energia elétrica.
c) energia potencial gravitacional em energia química.
d) energia potencial gravitacional em energia cinética.
e) energia mecânica em energia potencial gravitacional.

Gabarito

- Alternativa correta: Letra D.
- Com o rompimento da barreira, a energia potencial gravitacional presente na lama em função de sua altura, sua massa e da gravidade da Terra, se transforma em energia cinética, ou seja, energia relacionada ao movimento.